5 Mitos e verdades sobre água contaminada

por / terça-feira, 20 outubro 2015 / Publicado em Blog, Dicas

Encanamentos podem contaminar a água

VERDADE: Pode parecer obvio, mas muitas pessoas desconhecem o perigo que há dentro dos encanamentos, em especial moradores de imóveis muito antigos. Nesse tipo de situação, água pode ser contaminada por partículas de chumbo, carvão e ferrugem.

 

Água contaminada tem gosto

MITO – Água com gosto pode ser uma característica de contaminação, mas não é regra. Por se tratar de substâncias microscópicas, muitas intoxicações podem ocorrer silenciosamente, sem serem percebidas de imediato. Os sintomas aparecem depois, indo desde uma simples diarreia a alterações renais graves.

 

Água de rios, riachos e lagoas estão livres de contaminação

MITO – Algas, bactérias, fungos, coliformes fecais, fungos, etc. Essa turma e muito mais podem estar presentes em rios, cachoeiras, riachos e lagoas. A percepção de ser uma água deve-se exclusivamente ao fato de estarem em meio a ambientes verdes. Para o consumo humano são necessários tratamentos com hipoclorito de sódio e outras substâncias.

 

Água contaminada pode matar

VERDADE – E como pode. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 80% dos casos de doenças em todo mundo vêm do consumo de água contaminada. São mais de 25 tipos de doenças diferentes, como hepatite C, cólera e esquistossomose.

 

É preciso gastar muito para ter uma água boa para consumo

MITO – Pesquisas recentes mostram a eficácia do filtro de barro, aquele meso que vende na mercearia de bairro. Ele é muito eficiente em não deixar passar substancias perigosas para os seres humanos, como o chumbo e a Criptosporidiose

 

TOP
Iniciar conversa
1
Precisa de ajuda?
Olá,
podemos ajudar?
Powered by